Fique por dentro

08/04/2021 17:03 | NOTÍCIAS

Especialista traz dicas sobre como promover mais autonomia na vida da pessoa com autismo

À medida que o autista cresce surge o desafio de saber como promover mais autonomia na sua vida. Essa preocupação envolve tanto a pessoa com autismo, dependendo do grau de comprometimento do transtorno em seu desenvolvimento, quanto a própria família.    

A terapeuta ocupacional Janiele Melo (Crefito 14 9112 - TO), que antende no Grupo Med Imagem, traz algumas dicas que podem ajudar tanto pais quanto cuidadores nesse processo. Afinal, quem está dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) precisa de rotina, incentivo, paciência e de acompanhamento profissional adequado.

“Por vezes, será necessário o suporte e supervisão de profissionais capacitados e orientação parental (família e cuidadores) para a realização das atividades que proponho aqui. Elas também vão depender dos diversos graus do autismo, ou seja, se ele é leve, moderado ou severo. Mas o fundamental é saber que, com apoio familiar e também especializado, a pessoa com autismo pode desenvolver muitas de suas potencialidades e ter qualidade de vida”, afirma Janiele Melo.

Confira abaixo as dicas da especialista:

Rotina é fundamental

Seja para a criança ou adolescente com autismo, ter uma rotina planejada contribui para trazer previsibilidade ao seu dia a dia, o que reduz a ansiedade e possibilita ações com mais iniciativa e autonomia.

Incentive atividades lúdicas  

A organização do pensamento crítico do autista precisa ser incentivada para melhorar sua compreensão do mundo. Isso pode ser feito de forma lúdica, envolvendo a família, por meio de:

  • Jogos de mímica;

  • Encenações teatrais;

  • Assistir filmes e séries em família; 

  • Leituras e recontos de histórias;

  • Exercícios sobre interpretação de charges e tirinhas.

Inclua a temática do autismo

É importante incluir materiais com a temática do autismo. Isso ajuda o autista a se reconhecer e a entender suas características.

Promova atividades da vida prática 

Dependendo do grau do autismo e da idade, é fundamental incentivar ações da vida prática, o que promove mais independência e segurança para o autista, como por exemplo.

  • Ensinar o preparo de refeições, mesmo de pratos básicos;

  • Envolvê-lo nas tarefas domésticas; 

  • Orientar sobre o uso de transportes e aplicativos (apps) e como se comportar em locais públicos como shopping, supermercados e cinemas;

  • Orientar sobre o uso do celular e outros aparelhos de comunicação. No caso do celular, avalie o que ele pode assistir, pois há muitos conteúdos inadequados; Lembre-se que o autista entende tudo de forma literal; 

  • Orientar no gerenciamento das medicações que ele toma, isso fortalece a atenção e a responsabilidade com a própria saúde. 

Crie acomodações sensoriais e enriqueça o ambiente para evitar ou acalmar crises 

Pessoas com autismo apresentam alterações sensoriais significativas com sobrecarga de estímulos, o que pode desencadear uma crise, provocando comportamentos inadequados. Para evitar isso:

  • Separe um cantinho da casa só para a criança ou o adolescente, o que permite que ele/ela se afaste e se acalme naquele lugar quando precisar. Enriqueça esse local com objetos que tragam conforto e alívio (isso depende de cada disfunção sensorial);

  • Se houver qualquer evento novo na rotina, avise com antecedência, através de vídeos, figuras, contagem dos dias no calendário ou pistas visuais.

Por Catarina Santiago
Imagem: arquivo pessoal

 

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde