Fique por dentro

03/05/2021 16:19 | NOTÍCIAS

Hipertensão arterial: campanha aborda prevenção à doença em maio

O Grupo Med Imagem, do qual faz parte o Hospital Santa Maria, promove este mês campanha pela prevenção da hipertensão arterial, doença multissistêmica, que compromete vários órgãos do corpo se não for tratada precocemente, e é geralmente silenciosa. Com o mote, "prevenção em alta, pressão em baixa",  a operadora chama atenção para a necessidade de preveni-la e tratá-la.  

A hipertensão arterial atinge cerca de 30% da população brasileira acima de 18 anos e 60% acima dos 60 anos, segundo a cardiologista que atende no GMI, Luam Vieira, com base em dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Considera-se hipertenso quem tem uma pressão arterial igual ou superior a 140/90 mm Hg em pelo menos duas medições, mas mesmo quem tem uma pressão arterial abaixo desse índice precisa ficar atento a alguns fatores de risco associados à pressão alta como: avanço da idade, hereditariedade, obesidade, tabagismo,sedentarismo, má alimentação com excesso de sal, estresse.

Por isso, é fundamental fazer check-ups anuais e também medir a pressão arterial caso tenha algum desses fatores de risco. A identificação da doença e o diagnóstico precoce podem evitar a mortalidade ligada às cardiopatias e Acidente Vascular Encefálico (AVE), entre outras doenças. 

Por Catarina Santiago

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde