Fique por dentro

01/06/2021 17:45 | NOTÍCIAS

Junho: mês da conscientização da anemia

A anemia é uma condição clínica caracterizada pela baixa da hemoglobina e das hemácias no sangue, o que pode prejudicar a oferta de oxigênio aos tecidos e comprometer as atividades diárias e a qualidade de vida do paciente. Ela pode ter diversas causas, dentre as quais se destacam os processos carenciais, como a deficiência de ferro, zinco, vitamina B12 e ácido fólico. Esclarecer sobre os sintomas e chamar atenção para a importância da prevenção e controle é a proposta da campanha Mês da Conscientização da Anemia, que o Hospital Santa Maria e as outras unidades do Grupo Med Imagem promovem em junho.  

Tipos

A anemia mais comum é chamada “ferropriva”, causada pela carência de ferro, mas existem vários tipos de anemia e elas podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias. Entre os quadros crônicos estão a “talassemia” e a “anemia falciforme”, que são hereditárias, passando de pais para filhos, e que precisam de acompanhamento durante toda a vida. No caso das anemias adquiridas, existem as anemias por deficiência nutricional devido à carência de vitamina B12 e ácido fólico (anemia megaloblástica), entre outros.

Sintomas

Entre os sintomas da anemia estão: fadiga generalizada, falta de memória, tonturas, falta de apetite, palidez de pele e mucosas e em crianças dificuldade de aprendizagem e apatia, entre outros.

Mês da Conscientização da Anemia

Conscientizar a população sobre a anemia é uma forma de promover a prevenção e a busca por tratamento precoce. Para isso, a informação é nossa aliada. Faz parte da campanha a divulgação de conteúdos de qualidade numa linguagem acessível, abordando, por exemplo, os principais sintomas da anemia, seus tipos e a importância de investigar a causa do seu aparecimento.

Confira a campanha pelo nosso site e redes sociais.   

 

 

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde