Fique por dentro

08/06/2021 12:32 | NOTÍCIAS

Confira o que é fato ou fake sobre anemia e tire suas dúvidas

A conscientização sobre a anemia passa pela quebra de alguns mitos envolvendo a doença e faz parte do mote da campanha do Hospital Santa Maria e demais unidades do Grupo Med Imagem em junho, que promove o Mês da Conscientização da Anemia.

A hematologista Brunna Eulálio (CRM/PI: 4178), que atende no GMI, destacou alguns pontos importantes sobre a anemia que podem gerar dúvidas na população. Confira!  

Toda anemia é hereditária.
FAKE.
As anemias podem ser hereditárias ou adquiridas. O tipo mais comum é a anemia por deficiência de ferro, que é adquirida. Anemia falciforme e talassemia são exemplos de anemia hereditária. 

A diabetes pode causar anemia. 
FATO.
A causa da anemia em pacientes com diabetes é multifatorial e o seu aparecimento pode estar associado à disfunção renal, inflamação, deficiência nutricional e medicamentos.

A anemia pode evoluir para a leucemia.
FAKE.
A anemia não pode virar leucemia.  As pessoas costumam pensar isso porque pacientes com leucemia costumam apresentar anemia.

Anemia é sempre sinal de má alimentação.
FAKE.
Existem outras causas para a anemia como fatores hereditários e provocada por doenças como câncer, infecções e sangramentos. A anemia por má alimentação é comum em crianças e na população com menor renda.

Gestantes e lactantes têm mais chances de desenvolver anemia.
FATO.
 Nas gestantes e lactantes a necessidade de ferro é maior, o que predispõe ao desenvolvimento de anemia. Por isso, a importância do pré-natal e do acompanhamento da parturiente.

Quem tem anemia não pode praticar esportes.
FAKE.
Entre os sintomas da anemia estão fraqueza, indisposição, tontura, o que pode dificultar a prática da atividade física, porém, não há nenhuma proibição prévia. Mas é recomendado realizar uma avaliação médica antes de começar qualquer prática esportiva.

Ascom do GMI
Imagem ilustrativa: Bigstock
 

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde